Segurança

A B3 adotou como modelo de segurança para as APIs expostas o uso de fatores de segurança como o Mutual SSL ( Two Way SSL) com pinagem de certificado e tokens JWS obtidos com padrão OAuth 2.0.


OAuth 2.0

Trata-se de um protocolo de autorização que permite que os usuários autentiquem-se em um site ou aplicativo com suas credenciais em um provedor de identidade. JWT é um padrão para autenticação e troca de informações, nele é possível armazenar de forma segura e compacta objetos JSON.

Na B3 utilizamos o token JWS ( JSON Web Signature), que representa a assinatura do token.


Saiba mais em:

OAuth 2.0: https://tools.ietf.org/html/rfc6749

JWT: https://tools.ietf.org/html/rfc7519


Mutual SSL (Two Way SSL)

Para que o canal de comunicação entre cliente e servidor seja seguro e protegido contra uma série de ataques do tipo “ man in the middle”, é utilizado protocolo HTTPS, o que implica a apresentação de certificado pelo servidor para garantir sua autenticidade e criptografia dos dados trafegados.

Com o uso do Mutual SSL o cliente também deverá apresentar certificado ao servidor durante o handshake SSL, garantindo assim mútua autenticidade. O certificado de cliente será fornecido pela B3 juntamente com a senha utilizada para proteger a chave privada.


Protocolo HTTPS

Toda comunicação com as APIs da B3 requerem o uso de HTTPS, com TLS 1.2 ou superior.


Pinagem de Certificado

Pinagem do certificado é o processo de extrair a chave do certificado, para que possa ser inserida no código de sua aplicação, para ser enviada no processo de handshake ao conectar-se às APIs.

Os clientes que irão consumir as APIs deverão implementar a pinagem do certificado raiz do endereço de conexão, em suas aplicações, aceitando conexões vindas apenas daquela cadeia certificadora.


Rate Limit / Throttle

Para proteção dos recursos expostos e ataques de sobrecarga, regras de limitação de volume de requisições são aplicadas.

Quando estes limites forem excedidos será retornado o código de erro HTTP 429.

Clique aqui e saiba mais.


  • Para exemplos e definição do modelo de autenticação adotado, consulte a documentação oficial da API